terça-feira, 7 de outubro de 2014

Instalado e utilizando o Token GD Starsign no Ubuntu 14.04

Meu desktop no trabalho é o ubuntu 14 e recentemente precisei utilizar meu certificado digital (token GD starsign) então foi preciso procurar um driver para que o sistema operacional pudesse reconhecer meu token.


O primeiro passo para a instalação do certificado é a instalação do Java no sistema. Apesar de ser possível o uso do IcedTea, optamos pela instalação do Java oficial para garantir a maior compatibilidade possível.

Para realizar a instalação do Java 7, abra o terminal (através do menu de comando ou pelo atalho Ctrl+Alt+T) e digite os seguintes comandos:


sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer


Siga as instruções na tela (aceitando os termos do contrato apresentados) para realizar a instalação do Java 7 na sua máquina.

Uma vez instalado o Java na sua máquina, execute o seguinte comando para instalar as libraries necessárias para se utilizar o token.

 sudo apt-get install opensc openssl libopensc-openssl pcscd pcsc-tools libccid libpcsclite1 openct

Em seguida, é necessário instalar o gerenciador criptográfico SafeSign para Linux. Para isto, faça o download do pacote SafeSign 3.0.77 adequado para seu computador (32 ou 64 bits) disponível em http://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux


Versão 32 bits
http://www.validcertificadora.com.br/upload/downloads/linux32bits/safesignidentityclient_3.0.77-Ubuntu_i386.deb
 
Versão 64 bits
http://www.validcertificadora.com.br/upload/downloads/linux64bits/safesignidentityclient_3.0.77-Ubuntu_amd64.deb
 

Instale o pacote adequado ao seu sistema pelo GDebi (clicando duas vezes no ícone no local em que você baixou o arquivo) ou pelo dpkg no terminal. Após a instalação desse pacote, abra o programa tokenadmin  (no Lubuntu ele estará disponível no menu Sistema, no Ubuntu basta digitar token no campo de buscas do Unity). Ao abrir o programa (e se seu token já estiver conectado no computador) você já será capaz de ver as informações relativas ao seu token e certificados. Caso nenhuma informação apareça, verifique se os passos anteriores foram efetivamente feitos.




O próximo passo para permitir o uso do certificado no Firefox (e assim permitir o acesso à sistemas como o PJe) é selecionar dentro do tokenadmin a opção Integração e selecionar Instalar o SafeSign no Firefox. Quando clicado nessa opção será apresentada a seguinte tela:

 

 Com o Firefox fechado, clique na opção Firefox e clique em seguida em Instalar. Se tudo correr da maneira como esperada, a seguinte mensagem irá aparecer confirmando a instalação do módulo do token no Firefox.

 

 Neste ponto você pode fechar o tokenadmin e abrir o Firefox. Se for a primeira vez que você estiver utilizando o Java no Firefox, provavelmente será necessário liberar a utilização do Java em sua máquina. Caso tenha alguma dúvida de como realizar tal procedimento, veja a página https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/como-ativar-o-java-em-sites-confiaveis que explica como realizar essa liberação.




Problemas:
Na primeira vez que você que você tentar utilizar o seu certificado, poderá ser apresentada a seguinte janela para você.

Para resolver esse problema, encontre através da caixa de seleção do Drivers disponível no caminho /usr/lib/libaetpkss.so.3 , marque o arquivo e escolha Escolher Driver.

Se feito corretamente, deverá ser apresentada a tela pedindo para se inserir o PIN do certificado digital conforme tela abaixo:

  Se inserido o PIN corretamente, o seu acesso estará liberado ao sistema que você está tentando utilizar no Firefox. 

fonte: http://www.lainesouza.adv.br/instalado-e-utilizando-o-token-gd-starsign-com-o-certificado-a3-no-ubuntu-14-04/

Nenhum comentário:

Postar um comentário